Eletrônica - Reguladores de tensão 78xx

Um grande número de fabricantes fabricam a linha de integrados 78XX que são reguladores seriais de tensão.

Chamamos eles de reguladores seriais porque eles ficam em série no circuito fazendo com que a tensão 'excedente' fique sobre ele e na saída tenhamos uma tensão estabilizada da melhor qualidade

No dimensionamento do seu circuito você precisa levar em conta o valor da tensão na saída do seu retificador que tem que ser, pelo menos, uns 4 volts acima da tensão do regulador pelo menos. Muito mais que isso você estará perdendo energia dissipada no regulador de tensão.

Se precisar de um regulador com menor perda você pode ir para os reguladores 'low dropout', ou seja, reguladores que funcionam mesmo quando a tensão de queda neles é menor que 1V ( basicamente a tensão de saturação de um transistor). Melhor que isso só os reguladores chaveados ou chamados de 'step down converters'.

Se quiser visualizar as imagens aqui exibidas com mais acuidade clique bom o botão direito do mouse e selecione 'Abrir imagem em uma nova guia'.

Características técnicas

1-Podem regular as tensões de saída : 5, 6, 8, 9, 10, 12, 15, 18 e 24V.
Para um regulador de 5V temos o integrado 7805. Para o de 12V temos o 7812 e assim por diante.

2-Precisão na tensão de saída : 4% linha CT (range temperatura militar : -40 a +125 ) e 2% linha ACT (0 a 125).
3-Tensão Máxima de entrada : 35V.
4-Regulação : Da ordem de 200 mV.

5-Corrente : 1A ( alguns fabricantes até 1,5A )

6-Proteções ( se desligam automaticamente ao atingir a proteção):
6.1-Sobrecarga térmica (limite térmico)
6.2-Curto-circuito (limite de corrente).
6.3-A saída é feita por um transistor na sua área de condução ( não na área de corte ou saturação).
6.4-Envólucro : TO220 - o mesmo de um TIP31 - Muito pratico.

Circuito tipico


Regras de uso

Como este é um regulador de tensão série significa que uma parte da energia ficará sob o transitor de controle do integrado. Isto por um lado é ruim porque gera calor e por outro é bom porque é muito estável com muito pouco ruído. Mesmo assim recomenda-se alguns capacitores de filtro.

A tensão de entrada deverá ser de 3V a 4V acima da tensão de saída. Isto significa que você terá um consumo de 4W ou mais neste integrado que em alguns casos é demais. Se for o caso veja outra classe de integrados chamados de LDO( Low Drop out ) que operam com quedas de tensão de 1V para menos.

Resumo

Cada vez mais compensa menos fazermos nossas próprias fontes de energia. Contudo algumas vezes temos que retirar 5V de uma fonte de 12V e este tipo de integrado faz bem essa tarefa. É o mesmo que montar um amplificador de áudio quando temos uma linha de integrados tipo TDAxx que faz a tarefa com recursos que com certeza não estariam no seu projeto original.